A endometriose é uma doença ginecológica crônica em que o tecido endometrial implanta e cresce em outros locais, como ovários, intestino, bexiga e trompas.
Antecipadamente, esse tecido causa diferentes graus de inflamação e aderência dos órgãos da pelve. A endometriose pode causar dor pélvica, dor menstrual intensa, dificuldade para engravidar e dor na relação sexual!
Quem aqui sente alguns dos sintomas acima e ao investigar descobriu uma endometriose?
Ainda assim, é muito comum que as mulheres negligenciem esses sintomas. A princípio, existem mulheres que desde a primeira menstruação tiveram muita dor. Desde já, a cólica menstrual que necessita de remédios cada vezes mais fortes ou que dura muitos dias é um sinal de alerta.
Alguns sintomas durante a menstruação:
- Sangue nas fezes
- Dor para evacuar ou urinar
- Constipação
- Piora com o tempo
- Sintomas de infecção urinária
Acima de tudo, se durante a relação sexual você tem dor na penetração ou dor pélvica após, há chances de se ter a doença. Além disso, se durante a menstruação percebe seu abdome doloroso, distendido e com gases, você pode ter endometriose.
De antemão, se você tem um ou mais desses sintomas, é muito provável que tenha endometriose. Contudo, se apesar de todos esses sintomas ainda não descobrir a doença, faça exames ginecológicos mais específicos.
Em outras palavras, a avaliação do especialista pode confirmar ou excluir a suspeita da doença. A ultrassonografia e a ressonância magnética são importantes, tanto no diagnóstico quanto no acompanhamento.
Afinal, a endometriose tem tratamento! Esse sofrimento não precisa continuar. Busque um especialista para te ajudar clicando aqui.