Câncer de Mama: Cuidados e prevenções

Câncer de mama clinica dália

O câncer de mama é o tipo de tumor mais frequente em mulheres no Brasil e no mundo. Saiba quais cuidados pode ter para diminuir o risco e como ajudá-la a descobrir precocemente.

O câncer de mama é um dos tipos mais comum entre as mulheres. O Instituto Nacional de Câncer (INCA) estima que entre 2020 e 2022 sejam diagnosticados no Brasil 66.280 novos casos. Neste post vamos abordar sobre o que é, quais os sintomas, fatores de risco e 7 dicas de prevenção.

O que é o câncer de mama?

O câncer de mama é uma doença maligna em que as células da mama sofrem uma transformação e crescem descontroladamente. Existem diferentes tipos de câncer de mama, que depende de quais tipo de célula está envolvida.

O tumor pode começar em diferentes fragmentos da mama, que é composta de três partes principais: lóbulos, ductos e tecido conjuntivo. Os lóbulos são as glândulas que produzem leite. Já os dutos são tubos que transportam o leite para o mamilo. O tecido conjuntivo (que consiste em tecido fibroso e adiposo) envolve e mantém tudo unido. A maioria dos cânceres de mama começa nos ductos ou lóbulos.

O câncer pode se espalhar para fora da mama através dos vasos sanguíneos e vasos linfáticos. Quando o câncer de mama se espalha para outras partes do corpo, chamamos de metástase.

Os sinais e sintomas podem incluir:

•  Um nódulo ou espessamento da mama que parece diferente do tecido circundante
  • Mudança no tamanho, forma ou aparência de uma mama
  • Alterações na pele sobre o seio, como ondulações
  • Um mamilo recém-invertido
  • Descamação, formação de crostas, descamação da área pigmentada da pele ao redor do mamilo (aréola) ou da pele da mama
  • Vermelhidão ou sulcos na pele sobre o peito, como a casca de uma laranja

Fatores de risco

Um fator de risco para câncer de mama é qualquer coisa que aumente a probabilidade de você adquiri-lo. Mas ter um ou vários fatores de risco não significa necessariamente que você desenvolverá a doença. Maioria mulheres que desenvolvem o câncer de mama não têm outros fatores de risco conhecidos além de simplesmente serem mulheres.

Os fatores associados a um risco aumentado de câncer de mama incluem:

●  Ser mulher. As mulheres têm muito mais probabilidade do que os homens de desenvolver o tumor
●  Idade crescente. O risco aumenta com a idade avançada, principalmente após os 40 anos.
●  Uma história pessoal de problemas mamários. Se você fez uma biópsia e encontrou carcinoma lobular in situ (LCIS) ou hiperplasia atípica, você tem um risco aumentado de câncer de mama
●  Uma história pessoal de câncer de mama. Se você teve câncer em uma das mamas, o risco de desenvolver na outra mama é maior do que de quem nunca teve o câncer.
●  Histórico familiar. Se sua mãe, pai, irmãos ou filhos foi diagnosticado com câncer de mama, seu risco de contrair também aumenta. Ainda assim, a maioria das pessoas com diagnóstico de câncer de mama não tem histórico familiar da doença.
●  Genes herdados que aumentam o risco. Certas mutações genéticas que aumentam o risco de câncer de mama podem ser transmitidas de pais para filhos. As mutações genéticas mais conhecidas são denominadas BRCA1 e BRCA2. Esses genes podem aumentar muito o risco de câncer de mama e outros tipos, mas não tornam inevitável.
●  Exposição à radiação. Se você recebeu radioterapia no peito quando criança ou jovem adulto, o risco aumenta.
●  Obesidade. Ser obeso aumenta o risco de câncer de mama.
●  Começando seu período em uma idade mais jovem. Começar a menstruação antes dos 12 anos aumenta o risco de câncer de mama.
●  Começando a menopausa em idade avançada. Se você começou a menopausa em uma idade mais avançada, você tem risco maior de câncer de mama

●  Ter seu primeiro filho mais velho. Mulheres que dão à luz seu primeiro filho após os 30 anos podem ter um risco aumentado de câncer de mama.
●  Nunca ter engravidado. Mulheres que nunca engravidaram têm maior risco de câncer de mama do que mulheres que tiveram uma ou mais gestações.
●  Terapia hormonal pós-menopausa. Mulheres que tomam medicamentos de terapia hormonal que combinam estrogênio e progesterona para tratar os sinais e sintomas da menopausa também tem risco aumentado. Portanto diminuem quando param de tomar esses medicamentos.
●  Beber álcool. O consumo de álcool aumenta o risco de câncer de mama.

campanha do câncer de mama

Dicas de Prevenção

1) Pergunte ao seu médico sobre o rastreamento a doença. Converse com seu médico quando começar os exames e testes de rastreamento, como exames clínicos da mama e mamografias. Converse com seu médico sobre os benefícios e riscos do rastreamento. Juntos, vocês podem decidir quais estratégias de rastreamento são adequadas para você.

2) Familiarize-se com suas mamas através do autoexame. As mulheres podem optar por se familiarizar com seus seios inspecionando-os ocasionalmente durante um autoexame para verificar se há alguma anomalia. Se houver qualquer sinal diferente, converse com seu médico imediatamente. Sendo assim, entende melhor as mudanças normais pelas quais suas mamas passam ajudam a conscientizar e consequentemente facilitar o diagnóstico precoce.

3) Beba álcool com moderação, se o fizer. Limite a quantidade de álcool que você bebe a não mais do que uma bebida por dia, se você decidir beber.

4) Pratique exercícios na maioria dos dias da semana. Procure fazer pelo menos 30 minutos de exercícios na maioria dos dias da semana. Se você não tem praticado atividade física recentemente, pergunte ao seu médico se está tudo bem e comece devagar.

5) Limite a terapia hormonal pós-menopausa. A terapia hormonal combinada pode aumentar o risco. Converse com seu médico sobre os benefícios e riscos da terapia hormonal. Algumas mulheres sentem incômodos durante a menopausa e buscam por esse tipo de tratamento. Para reduzir o risco, use a menor dose possível de terapia hormonal pelo menor tempo possível.

6) Mantenha um peso saudável. Se seu peso for saudável, esforce-se para mantê-lo. Se você precisa perder peso, pergunte ao seu médico sobre estratégias saudáveis para conseguir isso. Reduza o número de calorias que você ingere todos os dias e aumente lentamente a quantidade de exercícios.

7) Escolha uma dieta saudável. Mulheres que seguem uma dieta mediterrânea suplementada com azeite de oliva extra virgem e nozes mistas podem ter um risco reduzido de câncer de mama. A dieta mediterrânea se concentra principalmente em alimentos vegetais, como frutas e vegetais, grãos inteiros, legumes e nozes. As pessoas que seguem a dieta mediterrânea preferem gorduras saudáveis, como azeite de oliva, em vez de manteiga e peixe em vez de carne vermelha.

Como diz o ditado “Prevenir é melhor que remediar”, nada melhor que cuidar para evitarmos qualquer doença. A Clínica Dália, com objetivo de oferecer uma assistência integral à saúde da mulher, se coloca disponível para te conhecer mais e cuidar de você.

Não perca tempo, agende sua consulta, faça exames anuais e tire todas as suas dúvidas! Cuidar é o nosso maior prazer!