Como saber se tenho endometriose ?

Saiba os sintomas e causas que cercam a endometriose

Compartilhe o Post

A endometriose é uma doença ginecológica crônica em que o tecido endometrial (que recobre internamente o útero) implanta e cresce em outros locais, como ovários, intestino, bexiga, trompas…

Esse tecido causa diferentes graus de inflamação e aderência dos órgãos da pelve. Como consequência, essa doença pode causar dor pélvica, dor menstrual intensa, dificuldade para engravidar, dor na relação sexual, dor para evacuar ou urinar, diminuindo muito a qualidade de vida!

Quem aqui sente alguns dos sintomas acima e ao investigar descobriu uma endometriose?

Pois é! É muito comum que as mulheres negligenciem esses sintomas por achar que são apenas consequências da menstruação.

Se você sente cólicas menstruais intensas pode ser endometriose. Existem mulheres que desde a primeira menstruação sempre tiveram muita dor na menstruação. As vezes até precisam ir ao hospital receber medicações venosas. A cólica menstrual que necessita de remédios cada vezes mais fortes ou que dura muitos dias pode indicar endometriose.

Se, durante a menstruação, você tem sangue nas fezes, dor para evacuar ou até mesmo constipação, e principalmente se isso tem piorado com o tempo, você pode ter endometriose.

Se, você sempre tem sintomas de infecção urinária, mas quando faz exames nunca é confirmado, você pode ter endometriose.

Se, durante a relação sexual, você tem dor na penetração, se precisa mudar de posição para não doer ou tem dor pélvicas após a relação, você ter endometriose.

Se, durante a menstruação, percebe seu abdome mais doloroso e distendido, percebe mais gases, você pode ter endometriose.

E se você tem um ou mais desses sintomas, é muito provável que tenha endometriose. E se, apesar de todos esses sintomas, ainda não descobriu a doença, talvez seja porque os exames ginecológicos de rotina nem sempre conseguem descobrir.

A avaliação do especialista pode confirmar ou excluir a endometriose como causa dos seus sintomas. A ultrassonografia e a ressonância magnética realizados pelos médicos especialistas são importantes tanto no diagnóstico quanto no acompanhamento.

A endometriose tem tratamento! Esse sofrimento não precisa continuar. Busque o especialista para te ajudar.

Veja outros posts