Corrimentos vaginais: saiba quando buscar ajuda médica e como prevenir

O corrimento vaginal é um termo que normalmente usamos para identificar uma secreção vaginal que não é normal. Mas para entendermos o que não é normal e quando devemos procurar ajuda, precisamos entender o que é normal.

Secreção vaginal é qualquer fluido que sai da sua vagina fora a menstruação.
Ele é produzido pelas células do seu colo do útero e da parede vaginal e varia ao longo do ciclo. Se você não usa nenhum tipo de pílula ou hormônio, ele varia de seco para úmido, cremoso para aspecto de clara de ovo, elástico para pegajoso. Os corrimentos normais ou secreções vaginais costumam deixar as calcinhas úmidas e tem um cheiro típico.

Agora que você já entendeu que corrimentos vaginais podem ser normais, vou explicar quais os corrimentos não são normais e quando você deve se preocupar. Normalmente os corrimentos que precisam de atenção estão associados a algum tipo de infecção vaginal e precisam de tratamento.

Corrimento branco:

Com uma textura mais espessa, pode ser um sinal de candidíase, uma infecção vaginal causada por fungos. Geralmente causa muita coceira, ardor e irritação na vagina; ⠀

Corrimento branco-acinzentado:

Podendo ser mais amarelado, indolor, geralmente tem um cheiro desagradável, e que tende a piorar após a
menstruação e a relação sexual. Pode ser uma infecção por Gardnerella (Vaginose Bacteriana); ⠀

Corrimento amarelo-esverdeado:

Possui aparência de pus, com cheiro forte e pode causar dor ao fazer xixi e ao iniciar uma relação sexual, pode significar
uma IST, como tricomoníase ou clamídia; ⠀
⠀⠀

Corrimento marrom ou com sangue:

Pode ser normal se logo após a menstruação, mas também pode ser sintoma de gonorreia, pólipo, HPV e
precisa ser examinado;

“Mas Dra., então como posso evitar o surgimento do corrimento?”

A vagina possui uma proteção natural que deve ser preservada. Algumas dicas que dou são:

*dê preferência a calcinhas de algodão, use mais roupas leves e evitar permanecer longos períodos com roupas unidas ou muito apertadas.
*não utilize duchas vaginais
*após evacuar, nunca limpar de trás para frente, sempre da frente para trás
*sempre urinar após relações sexuais
*não use de lenços umedecidos ou papel higiênico perfumados.
*se proteja das infecções sexualmente transmissíveis, use sempre camisinha ou outros métodos de barreira

E o mais importante: esteja sempre atenta! Ao primeiro sinal de um corrimento vaginal com um odor desagradável, cor diferente, dor ou coceira marque uma consulta com o seu ginecologista de confiança para que o diagnóstico e tratamento sejam o mais precoce possível! Para mais informações agende uma consulta aqui.