Endometriose: mitos e verdades sobre esta doença

Endometriose mitos e verdades

Compartilhe o Post

Conhecer a fundo sobre essa condição pode evitar maiores problemas futuros. Saiba o que é falso e verdadeiro sobre a endometriose 

A endometriose afeta cerca de 200 milhões de mulheres em todo o mundo. 

Muitas informações sobre o tema são disseminadas, nem sempre verdadeiras. Para não haver desinformação, trouxemos mitos e verdades sobre esse assunto. Confira!

Endometriose ocorre no interior do útero.

FALSO. A endometriose ocorre quando o tecido endometrial, semelhante ao que forma o interior do útero, cresce em um local anormal, fora do útero. É mais comumente encontrada nos ovários, nas trompas e na superfície externa do útero ou intestinos.

Pílula trata endometriose

VERDADEIRO. As pílulas em geral causam a suspensão da menstruação e a diminuição da inflamação, causando a melhora dos sintomas, que é o objetivo do tratamento. Por esse motivo são muitas vezes consideradas no tratamento da endometriose.

Existem médicos especialistas em endometriose

VERDADEIRO. A endometriose é uma doença complexa que causa diferentes sintomas e necessita de diferentes tratamentos. Por isso, exige constante atualização e capacitação. Seja no tratamento cirúrgico ou no tratamento de infertilidade, médicos especialistas em endometriose apresentam os melhores resultados. 

A retirada do útero é fundamental para o tratamento.

FALSO.  A endometriose não é uma doença do útero, e, por esse motivo, a retirada dele não é fundamental para o tratamento. Em situações individualizadas, a histerectomia pode trazer melhora dos sintomas, principalmente em mulheres que não desejam mais engravidar, que apresentem outras doenças uterinas ou que tenham dificuldade no uso de pílulas para suspensão da menstruação. 

Endometriose é uma doença ginecológica comum.

VERDADEIRO. A endometriose é uma das doenças ginecológicas mais comuns. Porém, não são todas as mulheres que apresentam sintomas que precisem de tratamento. Algumas só descobrem a endometriose quando apresentam dificuldades para engravidar.

Pacientes com endometriose têm risco maior de câncer de ovário.

VERDADEIRO. Mulheres com endometriose de ovário (endometrioma) parecem ter um risco maior de desenvolvimento de certos tipos de câncer de ovário. 

Existe cura para a endometriose.

FALSO. A endometriose geralmente é uma doença crônica, o que significa que não há cura. Mas existe uma variedade de tratamentos que melhoram os sintomas e a qualidade de vida das mulheres acometidas.  

É possível ter endometriose grave sem dor.

VERDADEIRO. Algumas mulheres não sentem dor, mesmo que a doença seja extensa, o que significa que as áreas afetadas são grandes ou que há cicatrizes. Por outro lado, também existem mulheres que sentem dores fortes, apesar de apresentarem apenas pequenas áreas de endometriose.

A endometriose é um tipo de câncer.

FALSO. Endometriose não é um tipo de câncer. Os focos da doença apresentam uma capacidade de infiltrar e crescer, mas não são cânceres. 

Quem tem endometriose tem infertilidade

FALSO. A endometriose está associada a um risco maior de infertilidade, mas ter endometriose não significa incapacidade de engravidar. Muitas pacientes engravidam espontaneamente não precisando de tratamento. Mas por ser um desafio em potencial, é comum que os médicos especialistas considerem o desejo de gravidez na proposta do tratamento.

Esteja sempre informada do assunto para não haver maiores problemas. Conte com a Clínica Dália neste processo! Agende sua consulta conosco!

Veja outros posts