Miomas uterinos: saiba tudo sobre estes tumores

Lidar com o surgimento de um mioma é mais comum do que se pensa. Atualmente, é o tumor mais frequente do trato genital feminino e o acompanhamento do ginecologista é fundamental no tratamento.

O mioma, apesar de afetar muitas mulheres, tem um tratamento de fácil acesso e bem eficaz. Então, a Clínica Dália traz o passo a passo para lidar com esta condição, caso apareça em você ou em alguma pessoa próxima. Veja!

O que são miomas uterinos?

Miomas uterinos são tumores benignos do útero. São formados por tecido muscular da parede do útero. Esse tumores são mais comuns após os 30 anos, mas mulheres mais jovens também podem apresentar. Seu crescimento é influenciado por hormônios, sendo incomum o surgimento ou crescimento após a menopausa.

Durante a vida da mulher podem surgir um ou mais nódulos sugestivos de miomas e o mesmos podem crescer. Nessas situações, é mais comum que tragam sintomas e necessitem de tratamento cirúrgico. Existem pesquisas que comprovam que 70 a 80% das mulheres terão miomas por volta dos 50 anos. Porém não são todas que precisarão de tratamento.

Quais são os Sintomas dos miomas?
Os miomas variam muito de paciente para paciente, podendo ter casos sem sintomas, com poucos sintomas ou com muitos sintomas. A posição, quantidade e tamanho são determinantes para a sintomatologia. Seguem alguns sintomas que podem ser causados por miomas e merecem avaliação e acompanhamento:

• Sangramento menstrual intenso;
• Cólica menstrual intensa;
• Dificuldade de engravidar;
• Sensação de peso na pelve;
• Dores na lombar;
• Aumento de abdômen inferior;
• Urgência para urinar;
• Dificuldade para evacuar;
• Dores durante relações sexuais.

Fatores de risco para miomas

Histórico familiar

Obesidade

Idade
Os miomas são mais comuns em mulheres entre os 30 e 40 anos.

Raça
Mulheres da raça negra tem maior risco de apresentarem miomas.

Como descubro um mioma?

• Ultrassonografia endovaginal – capaz mapear e medir os miomas;
• Ressonância nuclear magnética da pelve – este exame apresenta maiores detalhes, como tamanho, localização e os diferentes tipos. Muito útil quando se pensa em programar uma cirurgia com retirada de miomas e preservação do útero.
• Histeroscopia – nesse tipo de exame, o médico consegue, através da vagina, avaliar dentro do útero e quando necessário tratar aqueles que crescem para dentro da cavidade.

Tipos de Miomas

• Miomas Intramurais – são os mais comuns. Crescem no meio da parede do útero;
• Miomas Submucosos – crescem para dentro da cavidade uterina;
• Miomas Subserosos – desenvolvem na parte externa do útero.

Como é o tratamento do mioma?

Medicamentos

Cirurgia

• Miomectomia – indicado para mulheres que ainda sonham em engravidar. Afinal, essa cirurgia é preparada para que os miomas sejam removidos sem ter a necessidade de remoção do tecido saudável do útero. Pode ser realizada através do corte abdominal, da laparoscopia ou da robótica;

• Histerectomia – essa é a cirurgia onde acontece a remoção completa do útero. Geralmente indicada em casos de útero muito grandes, com muitos miomas e que não tem mais desejo reprodutivo. Pode ser realizada pela técnica vaginal, pelo corte abdominal, por laparoscopia ou por robótica.

• Histeroscopia – essa cirurgia é feita por via vaginal para ressecção de miomas submucosos, que crescem para dentro da cavidade;

• Embolização de miomas – procedimento útil, principalmente em casos de miomas grandes, com sangramento intenso e anemia grave, que contraindiquem o tratamento cirúrgico. Muitas vezes utilizada como uma alternativa de preparo da paciente para o tratamento definitivo de retirada do útero.

•Aumento de abdômen inferior;•Urgência para urinar;•Dificuldade para evacuar;•Dores durante relações sexuais. Os sintomas são piores durante o período menstrual mas podem estar presentes durante todo mês.Fatores de risco para miomas.Diferente de outras doenças ginecológicas, ainda não conhecemos uma forma de diminuir o risco de aparecerem os miomas. Mas, quando presente, é importante que sejam adequadamente avaliados e acompanhados, e quando necessário, avaliar o tratamento cirúrgico no momento oportuno. Por isso, além de conhecer os sintomas possíveis, é interessante saber quem tem mais risco de apresentar a doença para que possa acompanhar. Confira: Histórico familiar Se sua mãe, tias ou irmãs apresentaram miomas ou até mesmo precisaram realizar a cirurgia por esse motivo, você tem mais risco de ter também.ObesidadeMulheres obesas têm chances maiores de ter miomas. Nesse caso, o risco é três vezes maior que a média. Todas as doenças que sofrem influência hormonal ( câncer de mama, câncer de endométrio, mioma) tem a obesidade como fator de risco.Idade Os miomas são mais comuns em mulheres entre os 30 e 40 anos. RaçaMulheres da raça negra tem maior risco de apresentarem miomas.Como descubro mioma? Se você tem alguns dos sintomas ou fatores de risco acima e suspeita que tenha um mioma, a primeira coisa a fazer é agendar uma consulta ginecológica. Durante a avaliação, o ginecologista, através do exame ginecológico, poderá avaliar o tamanho e o formato do útero, aumentado o diminuído a suspeita de miomas. Então, o ginecologista poderá solicitar exames de imagem para que, de fato, seja confirmado a suspeita do mioma. Vejamos: •Ultrassonografia endovaginal – capaz mapear e medir os miomas;•Ressonância nuclear magnética da pelve – este exame apresenta maiores detalhes, como tamanho, localização e os diferentes tipos. Muito útil quando se pensa em programar uma cirurgia com retirada de miomas e preservação do útero.•Histeroscopia – nesse tipo de exame, o médico consegue, através da vagina, avaliar dentro do útero e quando necessário tratar aqueles que crescem para dentro da cavidade.Tipos de miomas Os tipos de miomas variam de acordo com a posição do mesmo em relação a parede do útero. Os sintomas e as opções de tratamento variam de acordo com os tipos. Existem 3 tipos de miomas principais , sendo possível ter mais de um tipo de mioma no mesmo útero. São eles: •Miomas Intramurais – são os mais comuns. Crescem no meio da parede do útero; •Miomas Submucosos – crescem para dentro da cavidade uterina;•Miomas Subserosos – desenvolvem na parte externa do útero. Como é o tratamento do mioma?Muitas mulheres não apresentam sintomas, como falamos aqui. Mas quando presentes, temos como aliviá-los. O tratamento definitivo é cirúrgico, com a retirada dos miomas ou do útero. Mas o alívio dos sintomas e o acompanhamento podem ser suficientes para muitas mulheres.A avaliação do ginecologista é fundamental para programar o tratamento mais adequado para cada paciente. Medicamentos Cólica e/ou sangramentos menstruais intensos causador por miomas pequenos e sem crescimento importante podem ser aliviados com o uso de medicamentos. Analgésicos para alivio de dor e anticoncepcionais para controle da menstruação são opções interessantes. Em casos de sangramento que cause anemia, é possível que prescreva algum suplemento de ferro. Cirurgia Nos casos de miomas grandes, múltiplos, que causem infertilidade ou não quando os sintomas não melhoram com a medicação, o procedimento cirúrgico será a alternativa interessante. O desejo de preservar a fertilidade, a posição dos miomas, o tamanho e a quantidade são os critérios avaliados na definição da técnica cirúrgica. Confira: •Miomectomia – indicado para mulheres que ainda sonham em engravidar. Afinal, essa cirurgia é preparada para que os miomas sejam removidos sem ter a necessidade de remoção do tecido saudável do útero. Pode ser realizada através do corte abdominal, da laparoscopia ou da robótica;•Histerectomia – essa é a cirurgia onde acontece a remoção completa do útero. Geralmente indicada em casos de útero muito grandes, com muitos miomas e que não tem mais desejo reprodutivo. Pode ser realizada pela técnica vaginal, pelo corte abdominal, por laparoscopia ou por robótica.•Histeroscopia – essa cirurgia é feita por via vaginal para ressecção de miomas submucosos, que crescem para dentro da cavidade;•Embolização de miomas – procedimento útil, principalmente em casos de miomas grandes, com sangramento intenso e anemia grave, que contraindiquem o tratamento cirúrgico. Muitas vezes utilizada como uma alternativa de preparo da paciente para o tratamento definitivo de retirada do útero. A avaliação criteriosa da doença e os esclarecimentos sobre expetativas é fundamental para a escolha do tratamento quando esse for necessário. Conte com a Clínica Dália! Agende sua consulta e tenha informação de qualidade e orientação precisa no tratamento. Sua vida é muito importante!