Ovário policístico

Clínica Dália IMAGEM BLOG - Ovário Policístico

A síndrome dos ovários policísticos é uma doença que afeta os níveis de hormônios femininos. Mulheres com essa doença produzem mais hormônios do que homens normais. Esse desequilíbrio hormonal faz com que elas pulem os períodos menstruais, tornando mais difícil engravidar.

A síndrome do ovário policístico é um problema hormonal que afeta mulheres em idade fértil (15 a 44 anos) e muitas mulheres são afetadas, mas nem todas entendem o que é e ao menos sabem disso. Um estudo foi proposto e até 70% das mulheres não são diagnosticadas.

O que é o ovário policístico?

O ovário policístico é uma “síndrome” ou grupo de sintomas que afeta os ovários e a ovulação. Dessa forma, afetando os ovários das mulheres, que são os hormônios que produzem estrogênio e hormônios progesterona que regulam o ciclo menstrual. Os ovários também produzem pequenas quantidades de andrógenos, chamados andrógenos.

As três funções principais do ovário policístico são:

• Cisto no ovário;
  • Altos níveis de hormônios masculinos;
  • Períodos irregulares ou pulados.

Existem muitos pequenos sacos cheios de líquido dentro dos ovários. Essas bolsas são na verdade folículos, e cada folículo contém um óvulo imaturo. O óvulo é imaturo o suficiente para desencadear a ovulação.

Quais são as causas?

Os médicos ainda não entendem totalmente a causa dessa síndrome. Portanto, eles acreditam que níveis elevados de hormônios masculinos impedem os ovários de produzir hormônios e produzem óvulos normalmente.

Atualmente, três causas foram identificadas como as causas mais comuns, sendo elas: Gene, resistência à insulina e inflamação.

• Gene

Se alguém na sua família já tenha tido o ovário policístico, fique atento, pois é provável que você também possa ter.

• Resistência à insulina

A insulina é um hormônio produzido pelo pâncreas que ajuda o corpo a converter o açúcar dos alimentos em energia. Quando as células não conseguem usar a insulina adequadamente, a demanda do corpo por insulina aumenta, forçando o pâncreas a produzir mais insulina para compensar e nesse caso, o excesso da produção ativará os ovários.

• Inflamação

Mulheres que apresentam a síndrome, geralmente apresentam níveis aumentados de inflamação no corpo. O excesso de peso também pode causar inflamação.

Conheça os sintomas

Algumas mulheres começam a sentir os sintomas durante o primeiro período menstrual. Outras só descobrem que têm depois de ganhar peso ou de ter dificuldade para engravidar.

Os sintomas mais comuns de são:

• Sangramento intenso;
  • Crescimento acelerado capilar;
  • Acne;
  • Aumento de peso;
  • Dores de cabeça;
  • Escurecimento da pele.

Além disso, pode acabar afetando o corpo da mulher de algumas outras formas, como: Infertilidade, apneia do sono, câncer do endométrio, depressão.

Diagnóstico

Os médicos geralmente diagnosticam o ovário policístico em mulheres com pelo menos dois dos três sintomas a seguir:

• altos níveis de andrógeno
  • ciclos menstruais irregulares
  • cistos nos ovários

Com isso, o médico poderá pedir três tipos de exames diferentes: O exame pélvico, de sangue e o ultrassom.

• Exame pélvico

Nesse exame, é investigado os problemas nos ovários ou em outras partes do trato reprodutivo. O médico coloca os dedos com luvas na vagina e verifica se há saliências nos ovários ou no útero.

• Exames de sangue

É verificado se o nível de hormônio masculino está acima do normal, podendo realizar exames de sangue para analisar os níveis de colesterol, insulina e triglicerídeos para avaliar o risco de doenças relacionadas, como doenças cardíacas e diabetes.

• Ultrassom

No ultrassom, a ideia é usar as ondas sonoras para localizar folículos anormais e outros problemas com os ovários e o útero.

Tratamento

Depois da realização do exame, o médico juntamente de você, irá analisar qual a melhor forma de tratamento para o seu caso.

Hoje, os tipos de tratamentos são: Controle de natalidade, medicamentos comuns e cirurgia.

Se você possui o ovário policístico, planeje consultas regulares com seu médico de atenção primária. Dessa forma, você precisará de exames regulares para verificar se há diabetes, pressão alta e outras complicações possíveis.