Antes de consultar o ginecologista, sempre há algumas dúvidas, mesmo para quem já foi atendido várias vezes. A maioria dessas dúvidas são: O que esse profissional faz? Quando consultá-lo? Quais procedimentos são realizados? Que doenças podem ser tratadas? Com que frequência devo fazer uma consulta?
O médico está incluído no cotidiano das pacientes do sexo feminino, sendo recomendado que a visita seja especialista desde muito cedo. O médico é vital em todas as fases da vida: antes mesmo da menstruação, na primeira menstruação, durante a gravidez e após a menopausa, para cuidados. Sua saúde também está relacionada a hormônios e sexo.
Função do ginecologista
A ginecologia é a especialidade médica mais importante para a saúde da mulher e ela pode acompanhá-la por toda a vida. O ginecologista é responsável pela prevenção, diagnóstico e tratamento das doenças relacionadas com o útero, ovários, trompas e vagina e mamas.
Mulheres que iniciaram o ciclo menstrual, principalmente mulheres sexualmente ativas, podem consultar este guia. Mesmo ao entrar na menopausa, todas as mulheres podem continuar com as visitas frequentes ao ginecologista, seja para exames de saúde ou reposição hormonal.
Mesmo para pessoas que não estão doentes, é importante consultar o especialista pelo menos uma vez por ano. Durante o período de atendimento, exames como o Papanicolau podem ser realizados para prevenir o câncer de colo do útero.
Doenças tratadas com o ginecologista
Antes de ocorrer a primeira relação sexual, é possível consultar o médico. Portanto, além de poder questionar eventuais inseguranças, também é possível compreender todos os métodos contraceptivos, seu significado e como prevenir as doenças sexualmente transmissíveis.
Encontrar um especialista deve seguir rotinas para prevenir o surgimento de muitas doenças. As doenças mais que os ginecologistas tratam são:
- mioma;
- câncer de mama e de útero;
- DSTs;
- síndrome de ovários policísticos;
- candidíase;
- cólica;
- corrimentos;
- endometriose;
- tromboembolismo venoso.
Sintomas que podem te levar ao ginecologista
Para as mulheres que já tiveram vida sexual ativa, além de marcarem consultas anuais de ginecologia e exames laboratoriais e verificar se existem problemas de saúde que requeiram atenção especial, existem alguns sintomas que podem requerer ajuda especializada mais urgente. Abaixo, explicamos brevemente cada um deles.
No caso de menstruação atrasada por mais de 40 dias (o atraso pode durar vários meses), pode-se suspeitar de síndrome dos ovários policísticos, estresse, distúrbios alimentares, deficiências nutricionais ou distúrbios hormonais.
Sintomas, como: Sangramento fora da menstruação, dor ao urinar, dor ao fazer sexo.
Portanto, a ida ao ginecologista se faz muito importante! É de extrema importância de que seja constante a visita e os exames para que, caso haja alguma doença, seja tratado o quanto antes.