As ferramentas para evitar uma gravidez não desejada são muitas hoje em dia. Mesmo assim, ainda há muita dúvida em torno dos métodos contraceptivos.
A melhor forma de esclarecer é através de uma consulta médica. Seu ginecologista é a pessoa mais habilitada a tirar suas dúvidas. A teleconsulta é uma ótima alternativa.
Seguem algumas dúvidas comuns em consulta, que também podem ser suas:
- Tomar pílula anticoncepcional por muito tempo deixa a mulher infértil.
MITO. Não existe nenhum estudo que associe o uso de pílulas ao risco de infertilidade da mulher, independente do tempo de uso. - A minipílula é menos eficaz que a pílula normal.
MITO. A diferença entre elas é a presença apenas de progesterona, sem o estrogênio. Mas existem diferentes formulações para diferentes pacientes. Ninguém melhor que seu médico para orientar sobre os cuidados e o risco de falha. A proteção é a mesma nos dois casos (minipílula e pílula normal). - A cordinha do DIU parece com a do absorvente íntimo.
MITO. A cordinha para retirar o DIU (Dispositivo Intra Uterino) fica dentro do canal vaginal e não aparece. - Adesivos tem eficácia tão positiva quanto as pílulas.
VERDADE. O índice de falha do adesivo é praticamente o mesmo da pílula, pois liberam, geralmente, progesterona e estrogênio na corrente sanguínea. Mas, assim como as pílulas, precisam ser usados corretamente para funcionar. Se tiver dúvidas, agende uma consulta. - Pílula do dia seguinte pode ser usada com frequência.
MITO. A pílula do dia seguinte deve ser usada quando algum método contraceptivo falha, ou seja, usada como método de emergência. Se você tem precisado usar com muita frequência, sugiro que agende uma consulta.
Não deixe de conversar com seu médico! A Teleconsulta está disponível para sanar todas as dúvidas sobre os métodos contraceptivos.
Sinta-se segura. Agende sua consulta!