Tudo que você precisa saber sobre o climatério

Você já deve ter ouvido uma mulher reclamar de fogachos ou calorões, diminuição da libido, alterações do humor, ressecamento vaginal, insônia… Todos esses sintomas podem estar associados ao climatério!

O climatério é definido como uma fase de evolução biológica da mulher, em que acontece a transição do seu período reprodutivo para o não reprodutivo.
Este período é caracterizado redução progressiva da função ovariana causando alterações hormonais.

Os sintomas podem variar de uma mulher para outra, mas os mais comuns são:

● Ondas de calor e suores noturnos;

● Insônia e fadiga;

●Fluxo menstrual irregular;

● Ressecamento vaginal;

● Queda na libido;

● Falta de concentração e irritabilidade;

● Pele e cabelos ressecados, entre outros.

Durante esse período, a mulher produz cada vez menos hormônios femininos, principal responsável pelos problemas descritos acima.

Sabemos que os hormônios femininos influenciam, e muito, o corpo feminino. E na sua diminuição ou ausência, é percebido uma mudança progressiva no corpo. Algumas mulheres percebem essas alterações de forma brusca e muito incômoda, atrapalhado seus projetos pessoais, seus relacionamentos e seu bem estar. Outras observarão alterações leves que não as incomodam.

Como melhorar esses sintomas e a sua qualidade de vida?

O tratamento mais efetivo que melhora a maioria dos sintomas é a terapia hormonal. Através dele oferecemos os hormônios que nosso corpo já não produz de forma adequada, retardando as alterações comuns da menopausa. Essa é uma escolha cada vez mais comum entre as mulheres.

Agora, se você não pode ou não quer fazer uso dos hormônios, não se preocupe, temos outras opções que podem te ajudar no que mais te incomoda. Medicação fitoterápicas, antidepressivos, cremes vaginais, laser ou FRAXX vaginais são opções adequadas a quase todas as pacientes.

Mas, independentemente de fazer ou não uso de medicações específicas para essa fase, manter uma alimentação variada e balanceada, atividade física regular e controle do peso são fundamentais para a melhora da saúde, da qualidade de vida e redução dos riscos. Além disso, consultas regulares também são importantes.

Se você está sofrendo com esse momento, não fique parada. Procure ajuda! O climatério não precisa ser um sofrimento! Agende sua consulta aqui. Estamos prontos para tirar suas dúvidas e construirmos juntos um melhor caminho no climatério.