Ginecologia: o que é e para que serve?

Ginecologia

Essencial na medicina, essa especialidade tem a saúde do sistema reprodutor feminino como foco principal

A ginecologia é uma área da medicina extremamente importante para a saúde da mulher, não apenas na prevenção e tratamento de doenças, como também na conquista de melhor saúde sexual e reprodutiva. Contudo, ainda há pacientes que não têm o costume de se consultar regularmente com os profissionais da área.

Por isso, a Clínica Dália traz no post de hoje informações sobre essa especialidade. Fique por dentro dos detalhes!

Afinal, o que é a ginecologia?

A ginecologia é uma especialidade da medicina dedicada à saúde do sistema reprodutivo da mulher. O ginecologista é o profissional que cuida da vulva, da vagina, do útero, dos ovários, das trompas de Falópio e do ciclo menstrual e seus hormônios. É o médico responsável pelo planejamento familiar, desde a contracepção até o planejamento da gravidez, quando desejada. Também auxilia no rastreamento e combate de doenças associadas aos seios das mulheres.

O ginecologista atua desde a puberdade até a vida adulta da mulher, participando dos cuidados reprodutivos ao longo de toda a sua jornada.

Quais condições são tratadas na ginecologia?

O médico ginecologista pode atuar no trato de inúmeras doenças relacionadas ao sistema reprodutor.

• Distúrbios hormonais relacionados o ciclo menstrual;
  • Infertilidade;
  • Miomas, pólipos;
  • Malformações genitais;
  • Corrimentos vaginais;
  • Infecções pélvicas;
  • Infecções sexualmente transmissíveis;
  • Endometriose;
  • Sintomas do climatério;
  • Contracepção;
  • Disfunções sexuais femininas.

Os ginecologistas também são os médicos responsáveis pelo rastreamento do câncer de colo de útero, e muitas vezes, pelo rastreamento do câncer de mama.

Além disso, como muitas mulheres têm o médico ginecologista como médico de referência, esse profissional muitas vezes auxilia na prevenção e diagnóstico de doenças crônicas como obesidade, diabetes, problemas de tireoide, pressão alta, osteoporose etc.

Por que a ginecologia é tão importante?

Debater sobre o sistema reprodutor feminino ainda é um tabu dentro da sociedade. Portanto, ter a segurança de contar com um profissional especializado para expor suas inseguranças é essencial para evitar problemas.

O acompanhamento pelo médico ginecologista diminui o risco de infecções sexuais transmissíveis, gravidezes não planejadas e complicações relacionadas ao câncer de mama ou de útero, que podem ser evitadas pelo diagnóstico precoce.

Além disso, a ginecologia auxilia na conquista de uma melhor qualidade sexual, levando a uma conexão maior da paciente consigo mesma. Também é um caminho mais seguro para quem busca informações relacionadas à gravidez.

Por isso, não hesite em procurar esta especialidade sempre que precisar e faça seu acompanhamento regular. Conte com a equipe médica da Clínica Dália e agende sua consulta! Estamos à disposição para ajudá-la!