Quando devo consultar um ginecologista?

ginecologista

Antes de consultar o ginecologista, sempre há algumas dúvidas, mesmo para quem já foi atendido várias vezes. A maioria dessas dúvidas são: O que esse profissional faz? Quando consultá-lo? Quais procedimentos são realizados? Que doenças podem ser tratadas? Com que frequência devo fazer uma consulta?

O médico ginecologista está incluído no cotidiano das mulheres, sendo recomendado que a primeira visita seja perto da primeira menstruação. E esse profissional atua em todas as fases da vida da mulher:  desde antes da primeira menstruação ou quando ela acontece, durante a fase reprodutiva, durante a gravidez e após a menopausa.

O que faz o ginecologista?

A ginecologia é a especialidade médica responsável pela saúde da mulher. O ginecologista é responsável pela prevenção, diagnóstico e tratamento das doenças relacionadas ao útero, aos ovários, as trompas, a vagina, a vulva e as mamas. Além disso, avalia e acompanha alterações hormonais e reprodutivas. Pode também atuar na prevenção e diagnósticos de doenças crônicas como obesidade, diabetes e hipertensão.

Mulheres que iniciaram o ciclo menstrual, principalmente as sexualmente ativas, devem consultar esse profissional. Mesmo após entrar na menopausa, todas as mulheres devem continuar com as visitas frequentes ao ginecologista, seja para exames de saúde ou acompanhamento de reposição hormonal.

Como é a consulta com o ginecologista?

A consulta ginecológica sempre começa com a anamnese, ou seja, com a conversa e as perguntas necessárias para conhecer sobre você e sobre o que te incomoda. É muito importante que suas respostas sejam sinceras, elas são fundamentais para que o médico possa te ajudar. Fique à vontade para falar e perguntar tudo que precisar.

Após essa conversa, muitas vezes é necessário examiná-la. Para isso, é necessário que tire sua roupa e coloque uma camisola ou avental oferecido pelo profissional. Assim é possível avaliar as mamas, o abdome e sua região genital. Esse exame é necessário quando apresenta algum problema ou quando realiza uma consulta de rotina. Fique tranquila, o médico irá te explicar tudo o que faz e por que faz. Caso tenha dúvidas, pergunte, ele não terá problema nenhum em responder.

Agora, se você não estiver à vontade para examinar, fale com o médico. Muitas vezes é possível programar essa avaliação para um outro dia.

Ao final, após a conversa e o exame físico, o médico irá te contar sobre o que percebeu, solicitar exames quando necessários e discutirá com você os tratamentos que considerar importantes.

Quais doenças são tratadas pelo ginecologista

As doenças mais comuns que os ginecologistas tratam são:

• mioma;
  • câncer ginecológicos;
  • Infecções sexualmente transmissíveis;
  • síndrome de ovários policísticos e outras alterações hormonais;
  • cólicas menstruais e dores pélvicas;
  • corrimentos;
  • endometriose;
  • sintomas de menopausa
  • Disfunções sexuais femininas.
  • Dificuldade para engravidar.

Quando devo ir ao ginecologista

Você não precisa ter um problema para programar uma consulta. Planejamento familiar, prevenção de doenças e rastreamento de câncer de colo de útero e mama são atividades de rotina que devem ser realizadas pelo ginecologista.

Para as mulheres que já tiveram relações sexuais, visitas anuais são recomendadas. Nesse momento podemos pesquisar doenças crônicas, infecções sexualmente transmissíveis, rastrear câncer de colo de útero e/ou mama, além de reavaliar o planejamento familiar e o método contraceptivo.

Existem alguns sintomas que podem requerer uma consulta mais urgente com o ginecologista. Seguem situações que justificam agendar uma consulta com seu médico:

• Em casos de atrasos menstruais, irregularidades menstruais ou sangramentos irregulares. Além de avaliar se está ou não grávida, é importante avaliar distúrbios hormonais, infecções, lesões vaginais ou uterinas que necessitam de tratamento.
  • Em casos de corrimentos ou secreção vaginal alterada , com dor, coceira ou odor. Nesses casos é importante identificar a causa e qual o tratamento adequado após um exame ginecológico.
  • Sente dores pélvicas ou abdominais associadas a menstruação ou a relação sexual. Esses problemas devem ser investigados pelo ginecologista e tratados.
  • Se estiver sofrendo com sintomas da menopausa, como fogachos, ressecamento vaginal, alterações de humor, entre outros. O ginecologista pode te ajudar a passar por essa fase com menos desconforto.
  • Se seu método contraceptivo estiver ruim, se você estiver com dificuldade de utilizá-lo ou se tem dúvidas de como usar. Se você adiar essa avaliação e continuar usando irregularmente pode acabar engravidando sem planejar.

Portanto, a ida ao ginecologista é muito importante! Seja para exames de rotina ou para avaliar alterações e esclarecer suas dúvidas. Você se lembra quando foi sua última? Se já estiver na hora de marcar, a equipe da Clínica Dália está preparada para atendê-la com atenção, cuidado e profissionalismo. Agende uma consulta.